Instituto Pensar - Espírito Santo: Socialista amplia Samu em 100% do estado

Espírito Santo: Socialista amplia Samu em 100% do estado

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Espírito Santo, governado pelo socialista Renato Casagrande é o única unidade da federação que conta com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em 100% dos municípios do Estado. De Norte a Sul, as 78 cidades capixabas possuem o programa, que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência.

Em 2019, eram apenas 17 unidades. A expansão é resultado de um decreto estadual publicado no dia 13 de dezembro de 2019, que instituiu o programa "Samu para Todos? e permitiu o cofinanciamento.

"Somos o único do Brasil que possui base em 100% dos municípios. Se a chegada da ambulância demorava 40 minutos, podia se perder a janela de atendimento oportuno. Na urgência e emergência, o tempo de resposta é fundamental para salvar vidas e diminuir sequelas?, afirma Nésio Fernandes, à frente da Secretaria Estadual de Saúde.

Leia tambémPSB oficializa candidatura do governador Renato Casagrande à reeleição

Segundo Nésio, alguns índices de saúde já começaram a apresentar melhoras devido à expansão. O Espírito Santo reduziu 30% a mortalidade por AVC entre 2018 e 2021, por exemplo.

Pelo modelo de cofinanciamento, o Estado arca com 60% do valor do custo per capita do Samu, enquanto o município paga pelo restante. "Se o município tivesse que bancar sozinho, iria onerar muito o cofre municipal, porque uma ambulância básica custa até R$ 60 mil e uma avançada, até R$ 180 mil. Esse modelo torna o programa viável para as cidades menores?, explica o secretário de saúde.

O último dos 78 municípios do Estado a receber uma base foi Itarana, na Região Noroeste. Há três anos, apenas 16 municípios contavam com uma base: Afonso Cláudio, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Marechal Floriano, Piúma, Santa Maria De Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova Do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

"Naquela época, tínhamos 54% de cobertura porque abrangíamos cidades populosas da Grande Vitória e da Região Serrana, mas quase 60 não eram atendidas nem contavam com bases. Para poder expandir, também tivemos que reorganizar a rede hospitalar de todas as regiões?, conta Nésio.

Com informações do jornal A Gazeta



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: